Uma vasta operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, denominada “Caminhos Seguros”, resultou na prisão e apreensão de 55 suspeitos em diversos municípios do Ceará. As ações, realizadas entre 30 de abril e 15 de maio, cumpriram 43 mandados de prisão e efetuaram oito prisões em flagrante.
A operação, que ocorre durante o mês de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, abrangeu diversas formas de crimes contra este público vulnerável, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais, institucionalizadas, além de negligência, abandono ou aliciamento para atividades ilícitas.
Os 43 mandados de prisão foram cumpridos em municípios como Aracati, Barbalha, Camocim, Fortaleza, Fortim, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Maranguape, Ocara, Pacajus, São Benedito e Quixadá, entre outros. Os crimes pelos quais os suspeitos foram detidos incluem crimes contra a dignidade sexual, crimes sexuais contra vulnerável, estupro de vulnerável e estupro.
Além dos mandados, a operação realizou oito prisões em flagrante. Dentre estas, três suspeitos foram autuados pelo crime de estupro de vulnerável em Sobral, Juazeiro do Norte e no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. Um adolescente também foi apreendido no município de Coreaú, suspeito do mesmo crime.
A Operação Caminhos Seguros demonstra o esforço contínuo das autoridades cearenses no enfrentamento da exploração sexual infantil, visando garantir a proteção e a segurança de crianças e adolescentes em todo o estado.
Por: Redação Cariri