A tradicional Motorromaria de Juazeiro do Norte a Canindé chega à sua 12ª edição em 2025, reafirmando-se como um dos eventos mais marcantes do calendário religioso e cultural da região. A peregrinação de fé será realizada entre os dias 30 de maio e 1º de junho, com saída da Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Juazeiro do Norte, em direção ao Santuário de São Francisco das Chagas, na cidade de Canindé.
Criada em 2012 por um grupo de mototaxistas juazeirenses, a Motorromaria surgiu como um gesto de devoção e espiritualidade, reunindo motociclistas, os chamados motorromeiros, que participam do trajeto para pagar promessas, agradecer graças recebidas e renovar pedidos. Para a edição deste ano, a expectativa é de aproximadamente 150 participantes.
Como parte da programação preparatória, no dia 29 de maio, às 19h, será realizada uma palestra sobre direção defensiva e manutenção preventiva e corretiva de motocicletas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A ação educativa é promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que também fará a verificação dos documentos dos veículos e condutores.
Para garantir a segurança dos participantes durante o trajeto, o Demutran disponibilizará agentes de trânsito e uma viatura equipada com reboque, para suporte em caso de falhas mecânicas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) disponibilizará uma ambulância para atendimentos de urgência, caso necessário.
Já no dia 27 de maio, também às 19h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias (SEDETUR) fará a entrega das camisas personalizadas aos participantes, na Biblioteca Municipal Dr. Possidônio Bem.
A 12ª edição da Motorromaria conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da SEDETUR.
Por: Redação Caririensi