O estado do Ceará reforça seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes com o anúncio da implantação de sua segunda Casa da Criança e do Adolescente, prevista para ser entregue ainda em 2025. A novidade foi divulgada pela vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, nesta sexta-feira (16), durante a assinatura do Termo de Cooperação para Ações Integradas de Proteção de Crianças e Adolescentes.
O evento, realizado na sede do Ministério Público do Estado, reuniu importantes representantes do sistema de justiça e segurança do Ceará, incluindo o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará (MPCE), Haley de Carvalho Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, a defensora pública Geral (DPE), Sâmia Farias, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira, além de secretários estaduais de áreas como Proteção Social, Direitos Humanos, Esporte, Educação, Segurança Pública e Defesa Social e Saúde.
Em seu pronunciamento, a vice-governadora Jade Romero destacou o empenho do Governo do Ceará em expandir a rede de proteção para crianças e adolescentes no estado, com a construção da segunda unidade da Casa da Criança e do Adolescente. “Nós já temos esse equipamento que atende a Região Metropolitana de Fortaleza, reunindo todo o sistema de segurança e de justiça, e nós vamos, também, ainda esse ano, inaugurar esse serviço em Juazeiro do Norte para atender toda a região do Cariri, com Delegacia da Criança e do Adolescente, Perícia Forense, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça”, enfatizou a vice-governadora.
Jade Romero também mencionou outras iniciativas importantes desenvolvidas tanto na Capital quanto no interior do estado, como a construção de Centros de Educação Infantil (CEIs), o cofinanciamento dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e as Caravanas da Casa da Criança. Estas ações visam ampliar as redes de atenção e encaminhamento para este público vulnerável, além de promover a sensibilização da sociedade sobre a temática. “O nosso grande objetivo aqui é poder dialogar com a sociedade, mas também fortalecer as políticas públicas de proteção integral das nossas crianças e adolescentes aqui no Estado do Ceará”, concluiu a vice-governadora.
Por: Redação Caririensi