O litro da gasolina subiu cerca de um real. Há mais de dois meses estava sendo vendido a R$ 5,99 e passou para R$ 6,89. Não foi divulgada oficialmente a motivação da elevação do preço, mas a especulação é que o aumento tem relação com as interrupções no fornecimento global de petróleo bruto causadas pelos ataques de Estados Unidos e Israel ao Irã. Teerã anunciou ataques contra a Arábia Saudita, Iraque, Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Cerca de 20% do consumo mundial de petróleo passa pelo Estreito de Ormuz, uma faixa de cerca de 33 quilômetros em seu ponto mais estreito. A passagem foi declarada fechada pela Guarda Revolucionária do Irã como forma de represália aos ataques americanos. No Cariri, donos de postos resolveram aumentar em 15% o preço da gasolina. O valor está cerca de 10% acima da média nacional, que é de R$ 6,28.
O Brasil é produtor de petróleo, mas os preços internos acompanham as variações do mercado internacional. Na semana passada, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa acompanha de perto o cenário internacional para entender qual será o comportamento do barril do Brent nos próximos meses. A elevação de preços no Cariri pode ser considerada abusiva, porque a estatal não tem uma posição definida sobre eventuais reajustes.
Por: Redação Caririensi
