A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (7), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Fortaleza. O caso teria ocorrido após a ingestão de bebida alcoólica e acende um alerta em todo o Estado.
Com essa notificação, o Ceará chega a seis casos suspeitos, segundo boletim divulgado pela Sesa. Destes, quatro já foram descartados, incluindo um que resultou em óbito. Seguem em investigação o caso da capital e outro em Aquiraz, registrado na segunda-feira (6).
De acordo com a Sesa, equipes da Vigilância em Saúde estadual e municipal, junto com a Perícia Forense do Estado (Pefoce), estão conduzindo exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e identificar a origem da substância.
O metanol é um composto químico altamente tóxico, usado em produtos industriais e sem qualquer finalidade para consumo humano. Quando ingerido, pode causar cegueira, falência de órgãos e até a morte.
Ainda conforme a Sesa, todas as cidades cearenses receberam orientação com base em diretrizes do Ministério da Saúde, reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento imediato em casos suspeitos. A pasta também determinou que todas as possíveis intoxicações sejam notificadas com urgência.
Por: Redação Caririensi