Nesta segunda-feira (6), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), durante cerca de 30 minutos. Em uma diálogo amistoso, os dois trocaram telefones pessoais e iniciaram tratativas para marcar um novo encontro.
Lula estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secom), Mauro Vieira (Itamaraty), e do ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Segundo o portal Metrópoles, Lula solicitou o fim do tarifaço sobre importações brasileiras e a revogação das sanções a autoridades brasileiras. Em resposta, Trump designou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para dar sequência às negociações.
Os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve, com sugestão de Lula para que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele também reiterou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA). Além disso, o petista também se disponibilizou a ir até os EUA.
Por: Redação Caririensi