O Brasil registra atualmente 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde no domingo (5). Até o momento, há 16 casos confirmados: 14 em São Paulo e 2 no Paraná. Os dados são enviados pelos estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações, com 14 confirmações e 178 casos em investigação. O Ceará notificou oficialmente o primeiro caso suspeito, além de outro registrado de forma extraoficial. Ao todo, 13 estados e o Distrito Federal reportaram ocorrências de intoxicação: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e o Distrito Federal. Já os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram ocorrências descartados.
Até o momento, foram registrados 15 óbitos relacionados à possível intoxicação por metanol. Duas mortes foram confirmadas em São Paulo, enquanto as outras 13 ainda estão sob investigação.
Por: Redação Caririensi