Após prisão em missão humanitária, deputada Luizianne Lins é libertada e levada à Jordânia

Na manhã desta terça-feira (7), os treze brasileiros detidos por Israel, que integravam a flotilha de ajuda humanitária para Gaza, foram libertados e estão na Jordânia, de acordo com o Itamaraty. Entre os libertos está a deputada federal pelo Ceará Luizianne Lins (PT).

Segundo a embaixada do Brasil, a libertação foi resultado de negociações diretas conduzidas pelos diplomatas brasileiros em Tel Aviv, com apoio da representação diplomática em Amã.

A flotilha Global Sumud era composta por mais de 40 embarcações e cerca de 420 ativistas de diversas nacionalidades. O objetivo da missão era levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, região sob bloqueio.

Luizianne já havia se manifestado publicamente contra o bloqueio a Gaza. Ela integrava a missão como defensora dos direitos humanos e da paz na região. A parlamentar está a caminho de Amã, onde deve chegar ainda hoje.

Em nota, o governo brasileiro repudiou a ação das forças israelenses e conclamou a comunidade internacional a pressionar Israel pelo fim do bloqueio, considerado uma “grave violação do direito internacional humanitário”.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima