Morre aos 99 anos Berta Loran, atriz que fugiu do nazismo e virou ícone do humor brasileiro

Berta Loran morreu no domingo (28), aos 99 anos. Ela nasceu em Varsóvia, na Polônia, onde foi batizada Basza Ajs e tornou-se atriz por influência do pai, José Ajs. A artista veio para o Brasil ainda criança com os pais e os cinco irmãos, enquanto o nazismo se alastrava pela Europa.

Quando o Hitler começou a gritar, meu pai veio, trouxe minha mãe, eu e meus cinco irmãos em viagens de navio. Nos instalamos num sobrado da Praça Tiradentes,” contou em 2010 ao Extra.

A atriz estava internada no hospital Copa D’Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A família de Berta não autorizou que a assessoria da unidade de saúde informasse detalhes sobre a morte.

Berta se tornou um ícone dos programas de humor e também atuou em novelas, filmes, minisséries e peças de teatro, e se casou mais de uma vez na vida. Após o primeiro casamento, ela se mudou para Buenos Aires.

Ele tinha 51 anos e eu, 20. Eu o aguentei por 11 anos e me desquitei. Depois, aos 37 anos, me casei com um rapaz de 37 também. Mas ele me trocava por qualquer uma. Na terceira mulher que telefonou dizendo que estava com o meu marido, não aguentei. Elas diziam para mim que ele falava que eu estava doente. E eu respondia: ‘Vocês não me veem na televisão?’”, contou.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima