Nesta quarta-feira (17), milhares de pessoas protestaram em Londres contra o presidente americano, Donald Trump. Ele chegou ao Reino Unido na terça-feira (16) para uma visita oficial de três dias. A manifestação, organizada pelo grupo “Stop Trump” (Parem Trump, em tradução literal), foi vigiada por mais de 1.600 efetivos das forças de segurança, informou a Polícia londrina.
Entre os cartazes contra o presidente americano estavam: “Os migrantes são bem-vindos, Trump não é bem-vindo”, “Não ao racismo, não a Trump” e “Bombardear crianças em Gaza e festejar no Reino Unido”.
O presidente e sua esposa, Melania, foram recebidos com grande pompa ao meio-dia desta quarta-feira (17) pelos reis Charles III e Camilla, no castelo de Windsor, uma das residências oficiais da monarquia, a cerca de 40 km de Londres. Parte da sociedade britânica repudia a visita do americano.
“Queremos dar aos britânicos a oportunidade de expressarem seu ódio por Donald Trump, sua política e seu racismo”, disse à AFP Zoe Gardner, da coalizão “Stop Trump”.
“Tenho medo da forma como o mundo está sendo invadido por homens realmente maus”, comentou, por sua vez, Jo Williamson, uma manifestante de 58 anos.
“Tivemos uma grande manifestação aqui neste fim de semana, muito racista, e queríamos nos expressar”, acrescentou, em alusão a um ato organizado no sábado pela extrema direita, do qual participaram mais de 100.000 pessoas.
Por: Redação CaririensI