Youtuber Felca denuncia exploração infantil na internet e caso de influenciador investigado pelo MP

O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicou na última quarta-feira, 6, um vídeo que denuncia a exploração de menores de idade na criação de conteúdo digital. Entre os casos citados está o do influenciador Hytalo Santos, que teve a conta no Instagram desativada dois dias depois, na sexta-feira, 8.

No início, Felca aborda a adultização de crianças nas redes sociais, mostrando exemplos de “coachs mirins” e adolescentes falando sobre investimentos, incluindo um jovem que afirma que a escola “atrapalhava seu desenvolvimento”. Alternando ironia e seriedade, o criador critica pais e responsáveis e, em seguida, relaciona o fenômeno com a pedofilia e a manipulação de algoritmos que favorecem a exposição e vulnerabilidade de crianças.

O youtuber também entrevistou uma psicóloga, que detalhou os danos psicológicos que esse tipo de situação pode causar. O vídeo, que já ultrapassa 28 milhões de visualizações, gerou forte repercussão e apoio público.

Entre os famosos que manifestaram solidariedade estão a escritora Glória Perez, que elogiou a coragem do influenciador, e a cantora Claudia Leitte, que pediu para que o conteúdo fosse compartilhado. A ex-BBB Gizelly Bicalho também se pronunciou, questionando a ausência de mais figuras públicas na defesa do youtuber.

Investigações contra Hytalo Santos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga Hytalo Santos desde 2024 por suposta exploração de menores em vídeos publicados nas redes. O influenciador, que costuma gravar com crianças e adolescentes — muitas vezes chamando-os de “crias” —, é alvo de procedimentos nas Promotorias de João Pessoa e Bayeux para apurar se há teor sexual no conteúdo, em possível violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em sua defesa, Hytalo afirma que as interações acontecem com consentimento das mães e que as adolescentes mais citadas nas denúncias já são emancipadas.

Histórico e ameaças

Felca, conhecido por seu humor ácido e vídeos virais desde 2012, já havia se posicionado contra a divulgação de apostas esportivas nas redes sociais, chegando a ser convidado para a CPI das Bets. O youtuber revelou que, após expor esse tema e denunciar a exploração infantil, passou a receber ameaças, adotando carro blindado e segurança particular.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima