Um novo caso de peste bubônica foi confirmado na Califórnia, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada na quinta-feira (21) pelo Departamento de Saúde Pública do estado. A suspeita é que o paciente tenha sido mordido por uma pulga infectada durante um acampamento na região. As investigações estão em andamento para esclarecer as circunstâncias da exposição.
O último caso humano no condado havia sido registrado em 2020, no mesmo Estado na cidade de South Lake Tahoe. Em 2015, duas pessoas foram infectadas após visitar o Parque Nacional de Yosemite. Todos os pacientes receberam tratamento e se recuperaram.
Casos humanos também têm sido registrados em outros estados. Em 2021, surtos entre roedores levaram ao fechamento temporário de áreas do Lago Tahoe, e no ano passado o Colorado confirmou uma infecção. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os Estados Unidos registram, em média, sete casos de peste por ano, concentrados principalmente no oeste do país.
A peste negra, causada pela bactéria Yersinia pestis, é transmitida principalmente por pulgas que contraíram o microrganismo de roedores selvagens, como os da família dos esquilos. Animais de estimação, como cães e gatos, também podem carregar pulgas infectadas para dentro das residências.
Os sintomas surgem até duas semanas após o contato e incluem febre, náusea, fraqueza e inchaço dos linfonodos. Embora rara, a doença pode ser grave, mas responde bem a antibióticos quando tratada precocemente.
Por: Redação Caririensi