De acordo com a análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), divulgada nesta segunda-feira (28), o centro-norte cearense deve continuar registrando chuvas ao longo desta segunda-feira, com destaque para as macrorregiões do Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Litoral da Jaguaribana, Maciço de Baturité, Ibiapaba, além do norte do Sertão Central e Inhamuns. Estas áreas são as mais propensas a acumulados significativos de chuva.
Por outro lado, o centro-sul do estado deve experimentar uma diminuição gradual da nebulosidade ao longo do dia, com céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens, e há baixa possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde e noite. A previsão de tempo mais seco se estende até os próximos dias, com a tendência de estabilidade no sul do Ceará.
Para terça-feira (29) e quarta-feira (30), a instabilidade climática deve continuar afetando a região, mas com uma redução gradual da nebulosidade, especialmente no centro-sul do estado. Mesmo com essa diminuição das nuvens, a previsão é de chuvas no centro-norte, com chuvas isoladas também no centro-sul.
A FUNCEME alerta para a possibilidade de extremos de temperatura, principalmente nas regiões do Cariri, sul da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, devido à maior incidência solar após a redução da cobertura de nuvens nesses locais.
O motivo das chuvas é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está situada próximo à costa do Nordeste do Brasil, favorecendo a formação de áreas de instabilidade oriundas do Oceano Atlântico. Esses sistemas convectivos intensificam os efeitos locais, como a brisa, potencializando as chuvas nas regiões afetadas.
Por: Redação Caririensi