As escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte realizam, ao longo do mês de abril, atividades educativas e programações voltadas à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os alunos têm a oportunidade de debater sobre o assunto por meio de rodas de conversas e aulas, aprofundando os conhecimentos sobre a temática.
Toda a comunidade escolar tem participação e colaboração nas atividades, promovendo o compartilhamento de informações fundamentais sobre o TEA, combatendo estigmas e estimulando a empatia entre os alunos. Essa programação integra as metas e ações estabelecidas para a Jornada Pedagógica 2025.
No início do ano, a Jornada Pedagógica com o título “Ensinagem Inclusiva: Concepções, Proposições e Práticas”, reuniu diversos profissionais da área da educação, professores e gestores. O evento teve como principal objetivo abordar temas sobre as bases da ensinagem inclusiva, o papel dos gestores na liderança pedagógica e administrativa, e a organização de ações para o ano letivo de 2025.
No dia 02 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 200, e oficializada no Brasil pela Lei 13.652/2018. O principal objetivo desta data é ampliar o conhecimento sobre o TEA, promovendo a defesa dos direitos e a inclusão das pessoas autistas na sociedade.
Por: Redação Caririensi