Nesta quarta-feira (02), o Governo do Estado do Ceará autorizou, em solenidade no Palácio da Abolição, a construção de 39 escolas de tempo integral. O evento contou com a presença de profissionais da educação, autoridades e estudantes.
As novas unidades serão distribuídas em 39 municípios e receberão um investimento de R$446,81 milhões, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Durante a assinatura das ordens de serviço, o governador Elmano de Freitas afirmou: “Vamos garantir que todos os jovens cearenses estudem em escola de tempo integral. Não estamos falando apenas de prédios, mas de transformar a vida das pessoas”. A Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) informou que as escolas terão infraestrutura adequada para o ensino integral, com laboratórios, salas de aula e bibliotecas.
Serão 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 6 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). A meta do Estado para o próximo ano letivo é que toda a rede estadual de ensino seja 100% em tempo integral, com a construção de 138 novas escolas, o que demandará um investimento superior a R$1,5 bilhão.
O Ceará ocupa a terceira posição no ranking das melhores redes públicas de Ensino Médio do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Atualmente, 22 escolas de Ensino Médio da rede estadual estão entre as 100 melhores do país. Mais de 75% das escolas estaduais adotam a jornada ampliada, com 513 unidades de ensino e 175.366 jovens cearenses matriculados nesse formato.
Por: Redação Caririensi