Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro de 2024, a romaria de Finados, um dos eventos mais tradicionais de Juazeiro do Norte, arrecadou 2,05 toneladas de materiais recicláveis, em uma ação que une fé e preservação ambiental. Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Romaria (Setur), em parceria com a Basílica de Nossa Senhora das Dores, a coleta é parte de um esforço para promover o turismo responsável e sustentável na região.
A coleta foi realizada em diversos pontos da cidade, com a atuação de 30 catadores das associações Engenho do Lixo, Kariri Ambiental e ACCJ, todos registrados pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju).
O secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis, enfatizou a importância do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. “Não é possível pensar em turismo moderno sem preocupação com a sustentabilidade. É essencial equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, destacou.
O ciclo anual de romarias em Juazeiro do Norte, que inclui também as romarias de Nossa Senhora das Candeias, Semana Santa e outras festividades religiosas, reflete a fé dos caririenses e romeiros pela cidade, além do legado deixado por Padre Cícero, fundador e líder espiritual da região.
Por: Redação Caririensi