A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a criação de cinco novas graduações que serão ofertadas a partir de 2025, nos campi Barbalha e Juazeiro do Norte. Além disso, o curso de Ciências Contábeis, que já está em funcionamento, passará a ofertar o dobro de vagas.
As novas graduações, que incluem Farmácia, Psicologia, Museologia, Arquivologia e Engenharia de Software, foram aprovadas em setembro de 2024 durante a 56ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFCA). Interessados deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As novas graduações presenciais atenderão tanto o campus de Barbalha, como o de Juazeiro do Norte. Farmácia e Psicologia, vinculadas à Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), serão ofertadas em período integral no campus Barbalha, com 50 vagas anuais para cada curso. Ambas as graduações terão duração mínima de cinco anos (10 períodos letivos) e exigirão 4.000 horas/aula para sua conclusão.
No campus Juazeiro do Norte, os cursos de Museologia e Engenharia de Software também terão 50 vagas anuais cada, mas com horários noturnos. Museologia estará ligada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e será concluída em até dez períodos, enquanto Engenharia de Software, vinculada ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), exigirá 3.200 horas/aula, com a mesma duração.
O curso de Ciências Contábeis, ofertado desde 2019 no campus Juazeiro do Norte, passará a contar com 100 vagas anuais após a reformulação de seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A graduação agora terá duas entradas por ano, com 3.024 horas/aula distribuídas em oito períodos. As aulas serão ministradas no turno da noite.
As resoluções que aprovaram a criação e expansão dos cursos estão disponíveis no site da Seods/UFCA.
Por: Redação Caririensi