A Universidade Regional do Cariri (URCA) possui dois de seus professores entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking anual elaborado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os docentes Henrique Douglas Melo Coutinho e José Galberto Martins da Costa foram destacados por suas contribuições acadêmicas e científicas.
A análise, que é baseada em dados de plataformas de renome, como “Web of Science” e “SCOPUS”, considera os 100.000 pesquisadores mais influentes do mundo e os 2% mais influentes em suas áreas de atuação. As métricas usadas para definir a influência dos cientistas incluem o número de citações de artigos, livros e capítulos de livros, tanto ao longo do último ano quanto ao longo de suas carreiras.
Ambos os professores integram o Departamento de Química Biológica (DQB) da URCA e estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (PPQB-URCA), que oferece cursos de mestrado e doutorado e é reconhecido com a nota 5 pela CAPES, um feito na área de Ciências Biológicas II (CBII).
Além de suas realizações acadêmicas e científicas, os professores Henrique e Galberto têm se destacado pela captação de mais de 20 milhões de reais em recursos para pesquisa e infraestrutura, através dos grupos de pesquisa que lideram. O impacto de suas contribuições se reflete na produção científica de alto nível, e na formação de recursos humanos altamente qualificados, consolidando a URCA como um centro de excelência e inovação.
Por: Redação Caririensi