Na última sexta-feira, 19, Juazeiro do Norte celebrou a inauguração da Galeria dos Prefeitos, um espaço cultural que presta homenagem aos 27 chefes do Executivo municipal que lideraram a cidade desde o icônico Padre Cícero até o ano de 2024. A inauguração faz parte das comemorações da Semana do Município 2024 e está localizada no Gabinete Institucional da Prefeitura, na Rua Interventor Erivano Cruz, 120, 2º andar.
A iniciativa para a criação da Galeria teve a coautoria da Chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante, do historiador Renato Casimiro, da Secretária Executiva da SEINFRA, Carolina Biró, da Assessora Especial do Gabinete, Andreza Torres, e do Secretário de Infraestrutura, José Maria. A Galeria foi cuidadosamente projetada para reconhecer e celebrar a contribuição de cada prefeito para a história e o desenvolvimento de Juazeiro do Norte.
Durante a inauguração, o historiador Renato Casimiro destacou a importância de Padre Cícero, o primeiro prefeito nomeado de Juazeiro do Norte, cuja gestão foi interrompida pelo período tumultuado da sedição. Casimiro ressaltou que, apesar das adversidades políticas, Padre Cícero retornou ao cargo por meio de eleições populares, cumprindo vários mandatos e consolidando sua influência na política local.
“Padre Cícero foi nomeado e, em seguida, houve a interrupção naquele triste período da sedição. Mais adiante, ele volta pelo voto popular. E, através do voto popular, ele cumpriu vários mandatos como prefeito. Porque, também, o estado mergulhou em períodos de inserção com interventorias e ele era alguém que tinha um livre trânsito em diversas fileiras partidárias e teve o consenso dessas conjunturas políticas adversas. E aí, permaneceu, assumindo sete vezes a Prefeitura de Juazeiro do Norte”, explicou Renato Casimiro.
Por: Redação Caririensi