Estátua da Beata Menina Benigna de 26 metros em Santana do Cariri foi concluída; anuncia o governador

Foi concluída na cidade de Santana do Cariri a estátua da Beata Menina Benigna, um monumento com 26 metros de altura. O anúncio foi feito na segunda-feira, 08, pelo governador do estado, Elmano de Freitas. Benigna Cardoso da Silva, conhecida por sua profunda fé e martírio aos 13 anos foi assassinada após recusar as investidas de um homem local há mais de 80 anos, tornou-se um símbolo de fé e castidade para os católicos cearenses. Em 2019, o Papa Francisco oficializou a Menina Benigna como a primeira beata do Ceará e a quarta mártir do Brasil.

A mártir nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, Benigna era reconhecida por sua simplicidade, dedicação aos estudos e fé inabalável. O processo de beatificação começou em 2013, quando a Diocese do Crato recebeu do Vaticano o “Nihil Obstat”, autorizando a busca pelo título de beata. A cerimônia, inicialmente prevista para 2020, porém devido à pandemia de Covid-19 precisou ser adiada.

Durante o anúncio, o governador Elmano de Freitas destacou que toda a estrutura do santuário e a urbanização do entorno foram finalizadas. “Com um investimento de R$ 15 milhões, o espaço agora conta com capela, memorial sobre a beata, templo para missas campais, trilha pavimentada de cerca de 600 metros conhecida como Caminhos do Martírio, além de uma ampla área de estacionamento, vias laterais e jardins arborizados”, compartilhou. “Agora, a estátua está recebendo apenas acabamentos finais, como retoques no fibramento das peças e na pintura do monumento”, acrescentou o governador.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top