Licitação de insumos odontológicos em Caririaçu soma mais de R$ 2 milhões e meio; população questiona a quantidade de materiais

O município de Caririaçu, lançou uma licitação de compra para insumos odontológicos no valor de R$ 2.849.179,00. O montante foi destinado do Fundo Municipal de Saúde para o incremento temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial. No entanto, a magnitude do valor e a necessidade real dos insumos estão sendo questionadas pela população.


Detalhamento do pagamento

Segundo o Manual de Ordem Bancária da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os valores repassados serão creditados em no máximo dois dias úteis após a data de emissão da Ordem Bancária para correntistas do Banco do Brasil, em relação aos valores, em conformidade com o Pregão Eletrônico de Caririaçu Nº 2024.06.10.01

A ação “Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial para Cumprimento das Metas – Nacional” foi lançada com o objetivo de melhorar o atendimento odontológico no município para uma população de 26.320 habitantes.

A cidade possui 13 Postos de Saúde da Família (PSFs) e conta com 13 profissionais odontológicos, sendo 4 concursados e 9 prestadores de serviço. No entanto, os prestadores não recebem o incentivo de salubridade, apenas o salário base. Os locais de atendimento incluem:

1. Posto Central (PSF 05)
2. Santa Bárbara
3. Paraíso
4. Pernambuquinho
5. Miguel Xavier
6. Palestina
7. Bico da Arara
8. Bananeiras
9. Cachoeirinha
10. Genipapeiro
11. Vila Feitosa
12. Miragem
13. Primavera

Estima-se que cada dentista atenda, em média, 11 pacientes por dia, resultando em aproximadamente 572 atendimentos mensais. Contudo, para justificar a aplicação do recurso, seria necessário que cada uma das 10 cadeiras odontológicas realizasse no mínimo 400 atendimentos diários. Ou pelo menos 47 atendimentos diários para atender toda a população da cidade.

A gestão municipal, liderada pelo prefeito Edmilson Leite, enfrenta o desafio de cumprir em seis meses o que não foi alcançado em 36 meses de gestão. A quantidade de insumos adquiridos é superior à necessidade estimada para a população, o que gerou questionamentos sobre a real capacidade de utilização desses materiais no período estipulado.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top