Juazeiro do Norte suspende acordo para transporte escolar na rede estadual

A cooperação entre a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE19) para o transporte escolar na rede estadual enfrenta um impasse. Na última semana, a Secretaria de Educação local comunicou à CREDE19 a suspensão do acordo devido a dificuldades em cumprir o termo técnico de cooperação.

Com um contingente de 57 ônibus escolares para atender cerca de 7 mil alunos da rede municipal, a gestão se encontra sobrecarregada pela demanda, o que resulta em superlotação. A parceria, renovada em janeiro deste ano, visava auxiliar na demanda de alunos na rede estadual, porém, diante das dificuldades, a suspensão aconteceu.

Segundo a secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Pergentina Jardim, a superlotação tem sido um desafio constante, e a suspensão da demanda estadual permitirá uma distribuição mais eficiente dos recursos, beneficiando os alunos da rede municipal. “Estamos comprometidos em atender às rotas municipais e universitárias, porém, lamentavelmente, não temos o quantitativo de motoristas para cumprir o acordo de cooperação técnica anterior”, explicou a gestora.

A CREDE19 também enfrenta dificuldades em dispersar os serviços dos ônibus da rede municipal de ensino. Em busca de soluções alternativas, a Coordenadoria Regional está tentando trazer outros veículos, como ônibus rodoviários e topiques, de outras cidades para atender à demanda.

Em resposta aos acontecimentos, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) esclareceu que o convênio com os municípios tem como objetivo melhorar a oferta do transporte escolar. Para os que não aderem ao convênio, é realizada licitação para assegurar o serviço aos alunos, por meio da contratação de empresas.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top