O objetivo é garantir que apenas os cidadãos barbalhenses tenham direito ao cartão de saúde
Na última sessão da Câmara Municipal de Barbalha, da segunda-feira, 05, presidida pelo vereador professor Odair Matos (PT), foi aprovado um projeto de lei que tem como objetivo regularizar o acesso ao Cartão SUS no município. A iniciativa visa garantir que apenas os cidadãos barbalhenses tenham direito ao cartão de saúde.
Segundo o presidente da Câmara, a medida foi discutida em conjunto com o vereador André, em colaboração com o secretário de saúde e agentes de saúde. A decisão de aprovar o projeto foi tomada com base na preocupação em destinar os recursos de saúde exclusivamente para os residentes de Barbalha, evitando que pessoas de outras cidades ou estados tenham acesso indevido aos serviços de saúde disponibilizados pelo município.
Com a nova regulamentação, será obrigatório que os domicílios eleitorais dos beneficiários do Cartão SUS estejam localizados em Barbalha. Além disso, um sistema eletrônico será implementado para verificar a veracidade das informações e garantir que apenas os moradores locais sejam beneficiados.
“Com esses novos critérios, garantimos que os recursos destinados à saúde sejam utilizados de forma justa e equitativa, atendendo prioritariamente às necessidades da população barbalhense”, ressaltou o vereador presidente Odair Matos.
De acordo com dados apresentados durante a sessão, Barbalha possui uma população de 75 mil habitantes, enquanto o número de cartões SUS registrados no município ultrapassa os 130 mil.
Por: Redação Caririensi