Prefeito Dr. Guilherme Saraiva anuncia maior programa de cirurgias eletivas de Barbalha

Uma parceria com o deputado Guimarães (PT) destinou R$ 3 milhões para o projeto

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 16, o prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva, acompanhado de autoridades e aliados, anunciou importantes avanços na área da saúde do município. Dentre os presentes, estavam o presidente da Câmara, Odair Matos, André Feitosa, representantes do legislativo, apoiadores da gestão e profissionais da saúde.

O prefeito destacou o desafio crescente na área da saúde nos municípios brasileiros, ressaltando a parceria entre a gestão municipal, o governo do Estado e o governo federal, que tem possibilitado avanços. Dr. Guilherme Saraiva anunciou que a descentralização dos postos de saúde no município será concluída ainda neste mês de janeiro, facilitando o acesso da população a exames e consultas especializadas.

Além disso, foi anunciada a abertura de um posto de saúde no sítio Betânia, uma área mais distante, e a criação de um centro de autistas no município. Durante o Janeiro Branco, mês voltado para a saúde mental, a equipe de saúde será reforçada com a contratação de três psicólogos, incluindo um especializado no método ABA. Também está previsto um mutirão com neurologistas para atender às demandas da população.

Uma parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca) foi anunciada para oferecer estomaterapia a pacientes acamados com feridas. Outro destaque foi a contratação de um reumatologista para focar no tratamento de pessoas com fibromialgia no município.

O prefeito fez um balanço das conquistas desde o início da gestão, incluindo 4.500 cirurgias realizadas, entrega de 2016 aparelhos auditivos, consultas com proctologistas e aumento na oferta de exames e especialidades médicas.

A grande novidade foi o anúncio do maior programa de cirurgias eletivas do município, obtido por meio de uma parceria com o deputado Guimarães (PT), que destinou R$ 3 milhões para o projeto. Essa verba permitirá realizar cirurgias nos hospitais Santo Antônio e São Vicente, proporcionando acesso a procedimentos cirúrgicos para todos os habitantes do município. O prefeito ressaltou que a busca por mais recursos continuará para expandir ainda mais o programa.

O evento marcou também a expansão da equipe da Secretaria de Saúde e a criação de um gabinete para realizar triagem e agilizar o atendimento aos pacientes. O prefeito encerrou a coletiva destacando que essa é apenas a primeira etapa do programa, com previsão de mais investimentos e anúncios no próximo mês.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top