Essa realidade foi revelada em um levantamento recente divulgado no último sábado, 23, pelo site Opinião CE
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Cinco municípios da região do Cariri, no Ceará, ainda enfrentam a falta de serviço de ônibus intermunicipal, deixando suas populações dependentes exclusivamente de vans como meio de transporte. Essa realidade foi revelada em um levantamento recente divulgado no último sábado, 23, pelo site Opinião CE, com base em dados da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
Os municípios afetados por essa escassez de transporte são Abaiara, Altaneira, Caririaçu, Granjeiro e Tarrafas. O número total de habitantes nessas localidades chega a 331.862 pessoas, todas privadas do serviço essencial de ônibus intermunicipal.
Segundo a Arce, a ausência desse serviço se deve à não inscrição das empresas que operam no estado nas licitações. A agência reguladora já realizou dois processos licitatórios para a concessão do serviço nessas áreas, ambos sem sucesso.
Atualmente, no estado do Ceará, nove empresas atuam no setor de ônibus intermunicipais, são elas: Anfrolândia; Expresso Guanabara; Gontijo; MS Viagens e Turismo; São Benedito Auto Vias; São Paulo; Via Metro; Viação Princesa dos Inhamuns; e Vitória.
Para solucionar esse problema, a Arce está trabalhando na elaboração de um novo modelo de delegação, editais e propostas de alteração legal que permitirão a entrada de novas operadoras para atender a essas regiões desassistidas. A agência informou que a expectativa é realizar um novo certame ainda em 2023, buscando garantir o acesso ao transporte intermunicipal a essas comunidades que atualmente enfrentam dificuldades de mobilidade.
Por: Redação Caririensi