Vereador Rafael Cearense apresentou dados sobre andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito
Nesta terça-feira, 01, as atividades na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte retomaram para o segundo semestre de 2023. Dentre as pautas e requerimentos apresentados, houve o destaque de novas informações e relatos sobre a CPI da COAFAC (Cooperativa dos Agricultores Familiares do Cariri) expostos pelo autor do pedido, o vereador Rafael Cearense (PODE).
O parlamentar usou o tempo na tribuna para expor novos relatos e informações sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito que busca fiscalizar as denúncias de irregularidades e favorecimento na cooperativa no sítio São Gonçalo.
O vereador começou seu tempo explicando que a CPI tem o intuito de esclarecer informações sobre os números da cooperativa. Questionou também se os valores que cada pessoa divulgou sobre suas produções, condiz com suas atribuições e funções dentro da cooperativa, e se são comprovadamente agricultores. Pois entre os dados se encontram algumas diferenças nos valores em soma geral nos anos de 2020, 2022 e 2022.
O parlamentar também pediu a convocação dos agricultores a fim de esclarecer suas atribuições e a transparência em relação ao cadastro na cooperativa. Pois segundo relatos, pode estar havendo uma relação de nomes de pessoas que são supostos “laranjas”, ou seja, pessoas que emprestam o nome.
CPI da COAFAC
De autoria do vereador Rafael Cearense (PODE), a CPI da COAFAC foi aberta em maio de 2023 a fim de investigar e fiscalizar os supostos favorecimentos, irregularidades e fraudes na cooperativa. Os membros da Comissão foram definidos, ao todo, 7 vereadores participam como presidente, real ator, secretário e outros membros.
Por: Redação Caririensi