Eleições para prefeito de Juazeiro começaram; o tabuleiro é grande (OPINIÃO)

Imagem: Reprodução/ Justiça Eleitoral
Coluna de opinião: Política de A a Z – Por Karol Matos.
Estamos mais de dois anos das eleições municipais, porém, em Juazeiro do Norte, tudo difere! A exemplo  que, a terrinha, é a única do estado que nunca reelegeu um prefeito.
Fechadas as urnas para deputados, algumas surpresas foram expostas; a baixa votação de uns e expressiva votação de outros. Após declarações e decisões do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), seu futuro político poderá ter data de término (já prevista). Sem eleger a maioria de seus candidatos, Glêdson minou sua relação com o (PT) no estado e, principalmente, com Camilo Santana (PT), ao dizer que o partido tinha que devolver dinheiro. Nos bastidores, dizem que a alfinetada foi para o governador eleito no Ceará, Elmano de Freitas (PT), um petista, raiz. 
Giovanni Sampaio (PSD) já está campo e semeia sementes da discórdia. Seu plano, é fazer o deputado estadual Fernando Santana (PT), o próximo prefeito de Juazeiro do Norte, com ou sem apoio de Glêdson. 
No camarote, o deputado estadual eleito Davi Macêdo (MDB), assiste ao jogo de Giovanni, esperando o segundo tempo. Seu pai, Raimundão, já mandou o recado: “Davi foi eleito e apoiou, incondicionalmente, Elmano (PT)”. 
Falando em ex-prefeito de Juazeiro, Dr. Santana e Raimundão têm tido conversas, frequentes, sobre os rumos da política em Juazeiro; Santana é grato e quer recompensar Raimundão pelo apoio em 2008. 
Arnon Bezerra (PDT), por sua vez, continua vivo na memória dos juazeirenses, e seu principal cabo eleitoral, é a péssima gestão, que Glêdson e Giovanni vêm realizando nos últimos anos. Nos bastidores políticos, afirmam que Arnon já disse que quer construir forte oposição, ao lado dos ex-prefeitos Raimundão e Dr. Santana, além do deputado estadual Davi e Nelinho – este, tem sido um fiel escudeiro do senador Camilo Santana (PT) e do governador Elmano (PT), e com a vitória de Lula (PT), tem chances, reais, de se efetivar como deputado federal, já que Eunício Oliveira (MDB), é um dos nomes mais cotados para ser ministro.
Finalizo indagando o Poder Legislativo do município: “Os vereadores, de Juazeiro do Norte, participarão ou não, das articulações para uma possível chapa majoritária em 2024?”

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top