Copa do Mundo FIFA2026
Carregando partidas…

Energia mais barata: bandeira verde garante conta de luz sem taxa extra em janeiro

OIP-12-aspect-ratio-40-21

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira tarifária verde, na terça-feira (23). Com isso, a conta de luz em janeiro não terá cobrança adicional. A decisão reflete um cenário mais favorável para a geração de energia no país.

O período chuvoso registrou volumes abaixo da média histórica, mas novembro e dezembro apresentaram manutenção dos níveis de chuva e dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, não será necessário acionar usinas termelétricas na mesma intensidade observada em dezembro, o acionamento das termelétricas é a principal causa da cobrança adicional.

“Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior”, disse a agência em comunicado.

Segundo a Aneel, a redução no uso das termelétricas diminui os custos de produção de energia, permitindo a adoção da bandeira verde logo no início do ano. Em dezembro, vigora a bandeira amarela, responsável por um acréscimo de R$ 1,89 a cada 100 kWh consumidos.. A última vez que a bandeira estava verde foi em abril.

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima