Auxiliares aconselham Lula a agilizar indicação de novo ministro do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado por seus auxiliares e aliados a indicar o substituto do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) o mais rápido possível. Barroso anunciou sua aposentadoria da Corte na quinta-feira (9/10).

O consenso entre o círculo próximo ao chefe do Palácio do Planalto é que a indicação do novo ministro deve ocorrer ainda em 2025. A principal razão, segundo aliados, é que uma eventual demora na escolha pode intensificar as disputas internas e gerar “novas guerras” tanto no governo quanto no campo progressista.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, comentou o assunto na sexta-feira (10/10) em Belém, afirmando que as decisões precisam ser “rápidas, mas têm que ser bem ponderadas“. Ele sinalizou que a decisão pode ocorrer após o retorno de Lula de uma viagem internacional.

Aliados sugerem que, ao resolver a questão do STF em 2025, Lula poderá concentrar todos os esforços em entregas do governo em 2026, um ano crucial que antecede as eleições presidenciais, nas quais o petista deve buscar a reeleição.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima