A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) informou que investiga a morte de um homem de 56 anos com suspeita de intoxicação por metanol. O paciente, que tinha histórico de etilismo crônico e outras comorbidades, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca na noite da última quarta-feira (8), apresentando sintomas compatíveis com um quadro de intoxicação.
De acordo com a Sesau, o homem chegou à unidade com dor abdominal, dificuldade para respirar, vômitos, queda de pressão arterial e outros sinais clínicos característicos. Apesar do atendimento e do suporte médico prestado, o estado de saúde do paciente se agravou rapidamente, evoluindo com hipotermia e piora hemodinâmica, resultando em óbito na madrugada de quinta-feira (9).
Diante da suspeita de intoxicação, foram coletadas amostras para análise laboratorial e iniciada uma investigação epidemiológica em parceria com os órgãos competentes. Técnicos da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) foram até a residência da vítima para coletar informações e recolher uma garrafa com resquícios da bebida que ele havia consumido.
Os agentes também visitaram o estabelecimento onde o produto foi adquirido. No local, foi encontrada uma garrafa do mesmo lote, registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sem indícios visuais de adulteração. Ainda assim, o material foi encaminhado para análise laboratorial, que deve confirmar ou descartar a presença de metanol.
O caso segue sob investigação pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte.
Por: Redação Caririensi