Nesta quinta-feira (9), o líder político do Hamas, Khalil Al-Hayya, afirmou que o grupo recebeu garantias dos Estados Unidos, de mediadores árabes e da Turquia de que a guerra em Gaza terminou de forma permanente. O presidente Donald Trump (Partido Republicano) declarou, logo após o anúncio, que viajará ao Egito para oficializar o fim do conflito.
“Acabamos com a guerra em Gaza e criamos uma paz muito maior. Espero que seja duradoura”, declarou Trump.
Al-Hayya disse que ao menos 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua em penitenciárias israelenses serão libertados como parte do acordo de paz, juntamente com 1,7 mil detidos durante os dois anos de hostilidades. Por outro lado, Trump ainda não confirmou a data da viagem ao Egito, mas informou que os reféns israelenses serão devolvidos a Israel no início da próxima semana. O republicano aproveitou a ocasião para afirmar que este é o oitavo conflito que ele solucionou.
“Resolvemos sete guerras ou conflitos importantes, e este é o número oito. E a que eu pensei que seria, talvez, a mais rápida de todas seria a da Rússia e Ucrânia. Mas acredito que isso também vai acontecer”, declarou Trump no início de uma reunião de seu gabinete.
Por: Redação Caririensi