O início de 2025 chegou com um aumento nos preços do pão no Ceará, impactando diretamente o bolso dos consumidores. Em Fortaleza, o reajuste no valor do alimento básico, que já havia sido antecipado no final de 2024, se torna visível nas prateleiras das padarias e supermercados. Em alguns estabelecimentos, como uma grande rede de supermercados local, o preço do quilo do pão francês saltou de R$ 21,90 para R$ 23,90, representando uma alta de até 9%.
Conforme o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindipan-CE), o aumento médio no preço do pão foi de 5% em todo o estado, com a inflação acumulada de 3,71% entre janeiro e novembro de 2024, segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente da entidade, Alex Martins, atribui esse reajuste a fatores como os aumentos salariais dos funcionários do setor e a elevação no custo da farinha, um dos principais ingredientes na produção do pão.
A alta no preço do pão também se reflete na cesta básica, que, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou uma variação de 1,81% entre janeiro e novembro de 2024. Este cenário levanta preocupações sobre o impacto no poder de compra das famílias cearenses, especialmente as de menor renda, que dependem do pão como um item essencial na alimentação diária.
Por: Redação Caririensi