Neste domingo (22), a Força Aérea do Irã afirmou que atingiu um caça americano F-15 sobre a ilha de Ormuz. A ofensiva ocorre poucas horas após Donald Trump ameaçar destruir completamente as usinas de energia do Irã, caso o Estreito de Ormuz não seja aberto em 48 horas.
“Um caça F-15 inimigo foi atingido após ser detectado nos céus do sul do país, próximo à ilha de Ilha de Hormuz, por sistemas de defesa aérea. Investigações sobre o destino da aeronave continuam“, afirmou o comunicado do Irã.
A mídia estatal divulgou um vídeo com imagens infravermelhas de um caça com perfil do F-15 lançando iscas incandescentes, tática comum para tentar se livrar de mísseis com sensores de calor.
Além do ataque, o Irã afirmou que fechará completamente o estratégico Estreito de Ormuz se o presidente dos EUA executar as ameaças contra as instalações de energia iranianas. No comunicado deste domingo, a Guarda Revolucionária ameaçou também empresas com participação dos EUA.
Por: Redação Caririensi