O processo de beatificação de Padre Cícero Romão Batista deu mais um passo importante e avança agora para o Vaticano, onde será analisado pela Congregação para as Causas dos Santos — órgão responsável por avaliar os casos de beatificação e canonização.
A informação foi confirmada pela Diocese de Crato, que anunciou o início da chamada fase romana da causa. Essa nova etapa acontece após a conclusão do processo diocesano no Brasil, iniciado em 2022, quando foram coletados e analisados documentos, testemunhos e informações sobre a vida, virtudes e legado do sacerdote que se tornou símbolo de fé e devoção para o povo nordestino.
Com o avanço, a causa que busca reconhecer Padre Cícero como “beato” da Igreja Católica entra em um momento decisivo. Agora, caberá ao Vaticano estudar todo o material reunido no Cariri cearense e avaliar oficialmente se o “Padim Ciço” poderá receber o título de beato — um dos passos que antecedem a canonização.
A abertura do processo havia sido autorizada em agosto de 2022 pelo Papa Francisco, após anos de mobilização da Diocese de Crato e de milhares de devotos espalhados pelo Brasil. O avanço representa não apenas um marco religioso, mas também um reconhecimento histórico da importância de Padre Cícero para a fé e cultura do Nordeste.
Po: Redação Caririensi

