Três questões do Enem foram anuladas pelo Inep na tarde de terça(18),após suspeita de vazamento durante uma live feita por um estudante de medicina da UFC. Edcley Teixeira faz mentoria com alunos onde resolve questões preparatórias para o Enem, e cinco dias antes da prova do exame nacional, resolveu essas questões durante live em suas redes sociais e o Inep optou por anular as questões da prova por sua similaridade.
O ministro da educação, Camilo Santana, afirma que acionou a PF para uma investigação mais profunda do caso, alegando uma quebra de confidencialidade em Pré-teste realizados pelo Mec. Os pré-testes são realizados pelo Inep para a checagem de níveis das questões para utilização nas provas do Enem.
Elaboração das questões
As questões utilizadas no Enem são retiradas do Banco Nacional de Itens(BNI), que tem milhares de questões armazenadas em seu banco. A manutenção desse banco depende da entrada de novos itens de qualidade e válidos. Essas questões são elaboradas por colaboradores credenciados e passam pelo pré-teste, para enfim entrar no banco.
O que diz o estudante
Edcley afirmou que memorizou as questões que fez do prêmio CAPES e que criou um algoritmo próprio para a elaboração das questões que resolve em suas mentorias. O estudante ainda afirma que o seu método é todo ‘legal’ para a elaboração das questões, e que faz isso com o objetivo de democratizar o acesso à prova.
Por redação: Caririensi

