Nesta quinta-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é prevista na Lei nº 14.759/2023 e foi criada para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes da luta contra o racismo e símbolo da resistência negra no Brasil. O objetivo é fortalecer a luta por igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.
Até 2024 o feriado não era nacional, ou seja, dependia de leis municipais e estaduais para ser lembrado; assim, apenas seis estados do país comemoravam a data. O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, assassinado por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, em 1695.
E dia da Abolição?
O 20 de novembro representa a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Em tese, os eles foram libertos no dia 13 de maio de 1888, mas a data da abolição da escravatura não é tão lembrada. Isso porque, após a assinatura da Lei Áurea, os escravizados entraram em uma fase de “falsa liberdade”, uma vez que foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.
Por: Redação Caririensi
