Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovaram nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei (PL 607/2025) que confere a Juazeiro do Norte o título oficial de “Capital da Fé do Ceará”. A proposta, de autoria do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), agora segue para a sanção do governador Elmano de Freitas (PT).
O projeto também institui o dia 24 de março como o “Dia da Capital da Fé do Estado do Ceará”, em alusão à data de nascimento de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a principal figura religiosa da cidade.
Reconhecimento da Força Espiritual e Econômica
Na justificativa, o deputado destacou que Juazeiro do Norte é um dos maiores polos de religiosidade popular do Brasil e da América Latina, atraindo uma média anual de mais de dois milhões de romeiros em devoção a Padre Cícero.
O reconhecimento formal visa institucionalizar a “força espiritual que impulsiona o município“, que precisa de uma estrutura preparada para acolher os fiéis, incluindo rede hoteleira com taxas de ocupação que chegam a 90% em eventos religiosos, além de serviços médicos e sociais.
A tradição religiosa da cidade é marcada por grandes momentos de peregrinação, como as romarias de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), Aniversário do Padre Cícero (março), Morte de Padre Cícero (julho), Nossa Senhora das Dores (setembro) e Finados (novembro). A cidade abriga importantes símbolos da fé, como a Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Colina do Horto e a estátua de Padre Cícero.
Ceará com Duas Cidades Santuários
Juazeiro do Norte se junta a Canindé no reconhecimento estadual da religiosidade. Canindé foi recentemente reconhecida como a “Terra da Fé” do Ceará, devido à sua importância como centro da devoção a São Francisco de Assis.
Por: Redação Caririensi