O médico Daniel Gonçalves salvou a filha de 7 anos de um engasgo durante um almoço em família na tarde do sábado (30), em Juazeiro do Norte. Imagens mostram o momento em que a menina, vestida com uma camisa azul, se desespera, engasgada com um pedaço de queijo.
No vídeo, a criança se levanta e tenta abraçar o pai, que imediatamente realiza a manobra de Heimlich uma técnica de primeiros socorros que consiste em pressionar a região abdominal para criar uma pressão capaz de desobstruir as vias aéreas. Em entrevista ao portal Ceará 1, Daniel contou que publicou as imagens para ajudar as pessoas a agir neste tipo de situação.
“Felizmente, graças ao conhecimento técnico e à rápida intervenção, consegui realizar as manobras corretas e evitar uma tragédia. Tudo foi registrado em vídeo, e decidi compartilhar, não para expor minha família, mas para alertar”, ressalta.
O que fazer em caso de engasgos?
- Mantenha a calma e aja rapidamente.
- Crianças menores de 1 ano: sente-se com a criança de bruços no colo, de modo que a cabeça dela esteja mais baixa que as pernas. Para isso, estique a perna a qual a vítima está apoiada.
- Crianças maiores de 1 ano e adultas: utiliza-se a manobra de Heimlich, ou seja, coloque a mão fechada um pouco acima do umbigo e pressione em formato de “J”, isto é empurrando para cima.
- Se o engasgo não se resolver, acione imediatamente o serviço de emergência (192 ou 193).
“Todos nós precisamos estar preparados. Participar de cursos de primeiros socorros não é um luxo, é uma necessidade. Saber agir pode salvar a vida de quem mais amamos”, finalizou o médico.
Por: Redação Caririensi