Centro de Artesanato abre inscrições para oficina de crochê e tear

O Centro de Artesanato Municipal Maria Cândido recebe a oficina “Aulas de Crochê e Tear” de 29 de setembro a 3 de outubro, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início das atividades, diretamente no local, situado na Rua José Barbosa dos Santos, s/n, Vila Fátima, nos horários de 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

Na oficina, os participantes terão contato com técnicas diferentes do crochê tradicional, como o crochê feito nos dedos, no pau em forma de lápis e na tábua de pregos. Liduína também adapta o tear tenerife, trazendo um design criativo e acessível para a produção de peças como bolsas, almofadas e até roupas.

O curso será ministrado pela artesã Liduína Carreiro, que começou a aprender o crochê em 2012, após um acidente nas mãos que resultou na sua demissão. Na técnica, encontrou mais que um passatempo: encontrou cura. “O crochê me curou, costumo dizer”, relembra a artesã. Desde então, buscou cursos de formação, profissionalizou-se na prática artística e, em 2021, foi uma das vencedoras do programa Potência Feminina.

Meu objetivo é ensinar de forma prática, para que cada pessoa consiga criar suas próprias peças. Também incentivo que possam até produzir por encomenda, porque ainda são poucos que dominam essa técnica“, afirma a artesã.

Hoje, Liduína comercializa suas peças em diferentes regiões do Brasil e compartilha seus conhecimentos por meio de oficinas. A atividade representa não apenas um espaço de aprendizado, mas também um mergulho em uma tradição que une criatividade e técnica.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima