Após aviões venezuelanos se aproximarem de navios americanos, os EUA enviam 10 jatos de guerra

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que dois aviões militares venezuelanos voaram perto de um navio da Marinha americana em águas internacionais na quinta-feira (4). Após o incidente, a agência de notícias Reuters informou, nesta sexta-feira (5), que o governo americano ordenou o envio de 10 jatos F-35 para o Caribe. Não está claro se a nova movimentação é uma resposta ao sobrevoo venezuelano.

Os EUA bombardearam um barco que supostamente transportava drogas. Três dias depois, a Venezuela fez movimentações militares próximo às embarcações americanas. O Pentágono classificou o episódio como uma provocação e advertiu o regime chavista.

“O cartel que controla a Venezuela é fortemente aconselhado a não prosseguir com qualquer esforço adicional para obstruir, dissuadir ou interferir nas operações de combate ao tráfico de drogas e contraterrorismo realizadas pelos militares dos Estados Unidos”, informou o Pentágono nas redes sociais.

Os novos caças dos EUA ficarão posicionados próximo à região onde navios de guerra americanos estão mobilizados em Porto Rico. Eles devem chegar à área no final da próxima semana para se somarem à já forte presença militar dos EUA no sul do Caribe.

No mês passado, mais de 4,5 mil militares norte-americanos foram enviados para a região junto com navios de guerra, sob a justificativa de combate ao narcotráfico. O ditador venezuelano Nicolás Maduro, considerado chefe de um cartel de drogas, não se manifestou sobre o reforço anunciado nesta sexta.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima