Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 14 mil domicílios no Ceará ainda não dispõem de acesso à energia elétrica. A PNAD Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2024 foi divulgada na sexta-feira (22). O levantamento reúne dados populacionais e a caracterização de domicílios em diversos serviços.
Conforme a pesquisa, o Ceará contabilizou 3,265 milhões de domicílios no ano passado. Desse total, 3,243 milhões (99,3%) estavam ligados à rede geral de energia elétrica e mais 8 mil tinham alguma fonte alternativa (podendo incluir geradores, painéis solares, eólica ou soluções locais).
Com base nos dados, estima-se que 14 mil residências ficaram de fora da cobertura, 10 mil em áreas urbanas e 4 mil em zonas rurais. O Instituto não detalhou essas localidades, pois a pesquisa apresenta dados apenas por Estado e capital.
Em dados percentuais, o Ceará tem 99,6% dos domicílios das áreas urbanas com energia elétrica, enquanto as áreas rurais têm 99,5%. Apesar do bom índice de ligações à rede de eletricidade, o acesso de tempo integral ao recurso não é garantido a todos os domicílios cearenses. Dos 3,243 milhões de domicílios que estavam ligados à rede geral, 3,146 milhões tinham fornecimento sem interrupções, indicando que 97 mil domicílios enfrentaram algum tipo de interrupção no fornecimento.
Por: Redação Caririensi