Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças, especialmente os associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), continuam em níveis elevados na maioria dos estados brasileiros. A informação é do boletim semanal InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira, 7, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O levantamento também aponta que os casos de Covid-19 seguem em alta no Ceará e voltaram a crescer no estado do Rio de Janeiro. Na Bahia, houve aumento nas hospitalizações de crianças e adolescentes devido à circulação do rinovírus.
Ainda segundo a Fiocruz, há uma tendência de queda nos casos de SRAG por Influenza entre idosos e por VSR em crianças de até dois anos. No entanto, o cenário geral entre a população idosa segue preocupante, com níveis moderados a altos de SRAG em diversas regiões do Centro-Sul, Norte e Nordeste do país.
O boletim reforça a importância da atenção redobrada nas unidades de saúde, sobretudo em relação às infecções respiratórias entre crianças pequenas e idosos, grupos mais vulneráveis às complicações graves.
Por: Redação Caririensi