A Nasa anunciou a descoberta de um exoplaneta do tipo “super-Terra” a 154 anos-luz de distância, na constelação de Lyra. Chamado de TOI‑1846 b, o planeta é quase duas vezes maior que a Terra e tem cerca de quatro vezes a massa do nosso planeta. Na astronomia, o exoplaneta descoberto se trata de um corpo celeste que orbita outra estrela fora do Sistema Solar.
Os cientistas afirmaram que o extrassolar pode registrar temperaturas superiores a 300 °C, mas não descartam a presença de água líquida em regiões menos expostas à radiação da estrela que ele orbita.
O telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que analisa o céu desde 2018 em busca de exoplanetas, foi quem identificou o TOI‑1846 b. Ele foi detectado ao passar em frente ao disco de sua estrela-anã vermelha, provocando um leve escurecimento.
O exoplaneta está localizado no chamado “vale do raio” (radius gap), uma faixa pouco povoada no gráfico de tamanhos planetários. Segundo os cientistas, esse intervalo separa pequenos planetas rochosos, como a Terra e Marte, de grandes gigantes gasosos, como Netuno.
Por: Redação Caririensi