Na manhã desta quinta-feira (3), manifestantes invadiram a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Os militantes exigem justiça tributária e maior imposto de renda para milionários.
O grupo acusa o dono do Itaú de comprar o edifício sede por R$ 1,5 bilhões e pagar menos impostos. A Polícia Militar precisou ser acionada para reforçar a segurança do local.
As críticas foram dirigidas também ao Congresso Nacional, segundo os ativistas o Legislativo defende os interesses de quem tem maior poder aquisitivo, e para eles a isenção no imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil reais é urgente.
O momento da invasão foi registrado. Cerca de 300 pessoas sobem a escadaria correndo e invadem o saguão do banco, segurando faixas de protesto.
Foram exibidos cartazes que estampavam mensagens em protesto: “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”
A proposta de ampliar a isenção do imposto de renda para os mais pobres e aumentar para os mais ricos é uma bandeira do Governo Lula. Os governistas vêm encontrando dificuldades na aprovação de projetos, principalmente depois da crise desencadeada pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Por: Redação Caririensi