A noite de sábado, 26, no Fortal 2025 foi marcada por emoção, saudade e reverência. No comando do bloco “Se Lança”, Ivete Sangalo voltou aos palcos pela primeira vez após a despedida da amiga Preta Gil, falecida no último domingo, 20, aos 50 anos, vítima de complicações causadas por um câncer no intestino.
Durante o show, Ivete interrompeu a folia para prestar uma homenagem comovente. Nos telões do trio elétrico, imagens de Preta se alternavam enquanto Ivete entoava “Sinais de Fogo”, maior sucesso da artista carioca. “Ofereço a você, Pretinha, com todo o meu amor, essa apresentação e todas as que vierem. De todos os artistas, e estendo isso a todos os artistas”, declarou a cantora, visivelmente emocionada.
Apesar do luto, Ivete reforçou seu compromisso com a celebração e com a alegria do público. “A gente vai dançar, vai se divertir. Pessoas como Preta são raras. Ela veio cumprir a missão dela lindamente. E a gente não vai deixar o negócio quebrar, não!”
A cantora aproveitou o momento para lembrar da força e da coragem da amiga. “Preta Gil é uma mulher de coragem. Ensinou aos sábios, aos amigos, à família. Transformou amigos em família, ensinou a muitas mulheres, a muitas pessoas. Ela foi se superando todos os dias e afirmava isso em cada passo.”
A despedida de Preta Gil continua ressoando entre fãs e colegas. Na sexta-feira (25), Ivete esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o velório da artista, ao lado de nomes como Carlinhos Brown e O Kanalha. Nas redes sociais, também fez declarações comoventes: “Te amo infinito”, escreveu.
A ligação entre as duas era marcada por laços que iam além da música. Em entrevista concedida por Preta em 2012, ela revelou que Ivete havia ajudado financeiramente sua família em um momento delicado, chegando a custear um ano de escola do filho Francisco Gil. “Estar sem dinheiro tudo bem, mas não pagar a escola do Tico é inadmissível”, teria dito Ivete na ocasião.
Ao fim do show, Ivete resumiu a dor da perda e o carinho eterno por Preta Gil: “Receba, porque sei que você está em um lugar de luz.”
Por: Redação Caririensi