A tradicional quadrilha junina foi oficialmente registrada como patrimônio imaterial de Fortaleza. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e divulgada nesta terça-feira, dia 27, com assinatura do prefeito Evandro Leitão, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
O reconhecimento seguiu todas as etapas previstas na Lei Municipal do Patrimônio Cultural, culminando com a inserção da quadrilha junina no Livro de Registro das Formas de Expressão. Segundo a Prefeitura, o registro contribui para valorizar e reconhecer a importância cultural e social dessa manifestação para a identidade, cultura e memória da capital cearense.
Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o registro representa um importante avanço. “É um marco que reafirma o compromisso da gestão com a preservação da memória e das tradições que constituem a identidade cultural de Fortaleza”, afirmou.
Diego Amora, coordenador do Conselho de Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC), também celebrou a conquista, destacando que a quadrilha junina é expressão da diversidade e da força de uma das mais importantes cadeias produtivas da cidade.
Por: Redação Caririensi

