O desembargador cearense Roberto Machado assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) com o compromisso de modernizar a Justiça e fortalecer a primeira instância.
Entre as prioridades para o biênio, estão a continuidade dos projetos do ex-presidente Fernando Braga Damasceno, a ampliação e modernização da Corte e o aperfeiçoamento dos sistemas judiciais.
Com sede em Recife, o TRF-5 atende a seis estados nordestinos – Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe – e tem sob sua responsabilidade o julgamento de ações cíveis e criminais envolvendo a União e suas autarquias. Para melhorar a eficiência do tribunal, Machado pretende investir na implementação do PJe 2.x em toda a 5ª Região, substituindo a versão atual do sistema eletrônico de processos.
Outra meta é a reformulação do sistema de precatórios. O magistrado também destacou a necessidade de fortalecer a primeira instância, anunciando a realização de concursos públicos para preencher 64 vagas de magistrados, com um certame já em andamento para nomeação de pelo menos 11 juízes federais substitutos.
Na área tecnológica, a nova gestão busca implementar soluções com inteligência artificial e folha de pagamento em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF). Além disso, está prevista a instalação de um sistema integrado de videomonitoramento.
Por: Redação Caririensi