Após 42 anos de uma carreira marcada por grandes sucessos e temas sociais impactantes, a autora Glória Perez anunciou, nesta semana, sua saída da TV Globo. O motivo da decisão foi a recusa, por parte da emissora, da temática de sua próxima novela, que abordaria o aborto.
Em publicação feita por meio de suas redes sociais, Glória esclareceu que sua trajetória na Globo teve início em 1983, quando começou como colaboradora da consagrada autora Janete Clair.
Seu último contrato previa a produção de uma novela que substituiria “Vale Tudo” na programação, com sinopse aprovada e capítulos iniciais já escritos. No entanto, a direção da emissora considerou o tema do aborto “inadequado” para as novas diretrizes editoriais do canal.
A autora ressaltou que não houve atrito com a emissora e que a decisão de não renovar o contrato foi tomada de forma mútua e respeitosa:
“Não questiono a decisão, é normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência. Mas, uma vez que o contrato era por obra, considerei que o mais conveniente para mim era não aceitar renovação e fazer a rescisão do contrato. Tudo de comum acordo.”
Ainda segundo Glória, tanto ela quanto a emissora mantêm as portas abertas para futuras colaborações. Por ora, a autora afirma preferir viver esse momento com leveza:
“Quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar’”, concluiu.
Glória Perez deixa um legado marcante na teledramaturgia brasileira, com novelas que enfrentaram temas delicados como tráfico de pessoas, intolerância religiosa, cultura de diferentes povos.
Por: Redação Caririensi
