Fortaleza, conhecida por receber voos internacionais, foi palco de um fato inusitado na tarde da sexta-feira, dia 03. Um Boeing 777-300 da Air France, que realizava o trajeto entre Paris e o Rio de Janeiro (voo AF 484), precisou alterar sua rota para pousar no Aeroporto Pinto Martins, na capital cearense. O motivo? Um problema nos banheiros da aeronave, que exigiu um serviço de QTU — sigla para “Quick Toilet Unit”, utilizado para a limpeza de dejetos e manutenção sanitária em aviões.
O desvio foi confirmado pela Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto de Fortaleza. Em nota, a companhia informou que o procedimento foi necessário para garantir a funcionalidade dos banheiros da aeronave. Fontes do aeroporto sugerem que um passageiro pode ter causado o problema em um dos banheiros, tornando-o inutilizável.
O serviço de QTU consiste na drenagem dos dejetos acumulados nos tanques da aeronave, além da higienização dos banheiros e do reabastecimento com água limpa e líquidos sanitários.
Por: Redação Caririensi