Redação do Enem 2024 aborda desafio para valorizar herança africana no país; confira os temas das edições anteriores

Neste domingo, dia 03, mais de 4,32 milhões de candidatos participaram da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. O destaque do dia foi o tema da redação, revelado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, como “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Além do texto dissertativo-argumentativo, os participantes responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas. O exame é uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil. A redação representa 20% da nota final do Enem, o que coloca a produção textual como peça fundamental para o desempenho dos candidatos.
A escolha do tema foi elogiada por especialistas em educação. Para o professor Thiago Braga, do Colégio e Sistema pH, a discussão sobre a herança africana é essencial para entender a formação cultural do Brasil. “A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que nós chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, o linguístico, religioso, cultural e muitas vezes há uma dissociação dessa raiz africana”, afirmou Braga. A proposta, segundo o professor, oferece aos candidatos a chance de refletirem sobre a importância dessa herança e seus desdobramentos na sociedade brasileira.
Nos últimos anos, as redações do Enem trataram de questões igualmente desafiadoras:
  1. •2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”
  2. •2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.”
  3. •2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.”
  4. •2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.”
  5. •2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil.”
  6. •2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet.”
Por: Redação Caririensi 

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top